November 16, 2009

Experiência Navimag

Para percorrer a parte mais austral da patagónia chilena só há duas hipoteses: aviao ou barco. Nao há estradas e a maioria dos viajantes vê se obrigado a reentrar na Argentina.

A Navimag é uma empresa naútica de transporte de carga que também transporta passageiros por entre os canais e fiordes que ligam Puerto Natales a Puerto Montt. 4 noites, 5 dias, uma centena de pessoas, um cargueiro.

Foi só comer e dormir.. mas houve várias peripécias, das quais a mais dramática a da válvula que saiu disparada do motor e se alojou no esterno de um tripulante. Veio uma lancha de emergência busca-lo e nos tivemos de regressar para a inspecção. (Ele sobreviveu!)

A única paragem que tivemos foi em Puerto Eden, curiosamente o nome do nosso cargueiro. Nao se devia chamar Puerto. Nao tem porto. É uma terra perdida no meio do nada, sem comunicaçao por terra com o resto do Chile. Vive da pesca e depende dos barcos que ancoram lá regularmente com novos abastecimentos. Ai ainda vive uma pequena comunidade de Alacalufes, habitantes originários da zona.

Passávamos pela sala do capitão sempre que a paisagem o justificava (ou só para ouvir uma das suas estórias no mar!). Uma montanha com forma de animal, a cara de um gigante no horizonte ou um barco encalhado há anos no meio de um canal... mostrava-nos mapas e ensinava-nos como se orientava e como o barco funcionava.

Havia passageiros dos quatro cantos do mundo. De todas as idades! Desde o americano com os seus 70 anos de experiência pelo mundo fora, às 3 crianças sul-africanas lindas (que nos conquistaram!) com quem passámos horas a brincar. Aos poucos fomo-nos conhecendo e partilhando os muitos momentos de ócio. No final já éramos todos uma grande família.

Não é um cruzeiro de luxo. É uma experiencia de luxo.



5 comments:

  1. Sensação contraditória : sabe a tanto e a tão pouco......tb quero Navimagar !!!!! Boa continuação

    bjs, mts

    ReplyDelete