Para percorrer a parte mais austral da patagónia chilena só há duas hipoteses: aviao ou barco. Nao há estradas e a maioria dos viajantes vê se obrigado a reentrar na Argentina.
A Navimag é uma empresa naútica de transporte de carga que também transporta passageiros por entre os canais e fiordes que ligam Puerto Natales a Puerto Montt. 4 noites, 5 dias, uma centena de pessoas, um cargueiro.
Foi só comer e dormir.. mas houve várias peripécias, das quais a mais dramática a da válvula que saiu disparada do motor e se alojou no esterno de um tripulante. Veio uma lancha de emergência busca-lo e nos tivemos de regressar para a inspecção. (Ele sobreviveu!)
A única paragem que tivemos foi em Puerto Eden, curiosamente o nome do nosso cargueiro. Nao se devia chamar Puerto. Nao tem porto. É uma terra perdida no meio do nada, sem comunicaçao por terra com o resto do Chile. Vive da pesca e depende dos barcos que ancoram lá regularmente com novos abastecimentos. Ai ainda vive uma pequena comunidade de Alacalufes, habitantes originários da zona.
Passávamos pela sala do capitão sempre que a paisagem o justificava (ou só para ouvir uma das suas estórias no mar!). Uma montanha com forma de animal, a cara de um gigante no horizonte ou um barco encalhado há anos no meio de um canal... mostrava-nos mapas e ensinava-nos como se orientava e como o barco funcionava.
Havia passageiros dos quatro cantos do mundo. De todas as idades! Desde o americano com os seus 70 anos de experiência pelo mundo fora, às 3 crianças sul-africanas lindas (que nos conquistaram!) com quem passámos horas a brincar. Aos poucos fomo-nos conhecendo e partilhando os muitos momentos de ócio. No final já éramos todos uma grande família.
Não é um cruzeiro de luxo. É uma experiencia de luxo.
No es este el relato de hazañas impresionantes, no es tampoco meramente un “relato un poco cínico”; no quiere serlo, por lo menos. Es un trozo de dos vidas tomadas en un momento en que cursaron juntas un determinado trecho, con identidad de aspiraciones y conjunción de ensueños. Un hombre en nueve meses de su vida puede pensar en muchas cosas que van de la más elevada especulación filosófica al rastrero anhelo de un plato de sopa, en total correlación con el estado de vacuidad de su estómago; y si al mismo tiempo es algo aventurero, en ese lapso puede vivir momentos que tal vez interesen a otras personas y cuyo relato indiscriminado constituirá algo así como estas notas.
Notas de Viaje por America Latina por Ernesto "Che" Guevara
Sensação contraditória : sabe a tanto e a tão pouco......tb quero Navimagar !!!!! Boa continuação
ReplyDeletebjs, mts
que bom
ReplyDeleteQue viagem louca
ReplyDeleteboa viagem
ReplyDeleteQue luxo de cruzeiro!
ReplyDelete