January 6, 2010

O colorido norte argentino

Desde os tempos em que palminhávamos a Patagónia Argentina que nos alertavam para as belezas naturais que pairam no norte do seu país. Menos turística e igualmente especial, é paragem obrigatória para quem viaja para estes lados.


Por dois dias andámos num carro com um guia que sabia justamente tudo. E que, justamente, tentou seduzir a Bucas. No primeiro dia fomos para norte de Salta com um casal grego. Visitámos Pumamarca, Tilcara e Humauaca. No segundo para sul, em direccao a Cachi, com um casal argertino. Vimos montanhas de todas as cores e cactos cordones, a perder de vista. Tivemos o primeiro contacto com a cultura inca, visitando povos bem característicos e genuinos junto à fronteira. Comemos carne de alpaca, animal que pertence à familia dos guanacos... lembram-se?

E depois, há sempre a cidade de Salta. Excelente base para explorar a região. Vida, sol, gente simpática e festa. E cultura. No MAAM (Museo de Arqueologia da Alta Montaña) vimos crianças incas mumificadas naturalmente, num estado de conservação assustador.
No hostel El Andaluz fomos ficando, e os viajantes e nativos que por la encontramos contribuiram para que saltassemos ainda mais. (Sentimos falta das piadas do Miagui.) Aqui comemos o melhor assado de sempre e conhecemos um grupo cusqueño que cantava na Plaza 9 de Maio aquela que viria a ser uma das nossas músicas: "Pachamama".

No comments:

Post a Comment