January 26, 2010

30 dias à chilena!

É impressionante como dois países que crescem lado a lado conseguem ser tao diferentes.

O Chile é o país mais comprido do mundo, cerca de 4300 kilometros de comprimento, por 175 kilometros médios de largura. So há duas coordenadas. Norte e sul.

Nao podia ser mais rico e diversificado em termos paisagisticos. Desde o gélido sul ao tórrido norte, passando pela regiao dos lagos, vulcoes e pela praia. E claro, as montanhas andinas sempre à espreita.

Políticamente divide-se em 15 regioes. O Piñeira acabou de ganhar as eleicoes. Sucede à mulher que convenceu os chilenos.

O seu falar e bem cantadito, acelerado, cheio de modismos (expressoes/palavras proprias) e por isso, para estrangeiros nao tao dotados como nós para as linguas, chega a ser impossivel percebe-los. Sao mais modestos que os argentinos, mais desordenados, e mais feios tambem. Mas o seu riso de gozo nao tem concorrente! E nós agora só nos queremos rir assim!

Em termos gastronómicos nao é muito tradicional (e há uma certa tendencia para tomarem como seu o que é genuinamente peruano). Come-se muita papa (batata), empanadas, marisco (também cru), completo (cachorros) e churrascos (um equivalente ao prego portugues, mas mais rico po!). Comem abacate todos os dias, com o que for. Havia salmao, mas foi todo exportado para o Japao.

De tudo um pouco se vende nas ruas. Fruta, empanadas, sumos naturais, brinquedos pequenos, pilhas, telemóveis e afins, acessórios de moda... ah, e sopaipillas em todas as esquinas (tipo fartura em forma de bolacha, e mais gordurosa).

Bebe-se cerveja, e dizem que o seu vinho é melhor que o Argentino. Travam facilmente este tipo de quezilias com os seus vizinhos. Na verdade, tambem o Perú e a Bolivia lhe tem algum ressentimento desde o tempo da guerra do Pacifico, altura em que o Chile retirou o acesso marítimo à Bolivia e se instalou no entao sul peruano. Nesta mesma época, a Argentina, aproveitando-se do facto das tropas estarem concentradas a norte, avançou para a parte mais interessante da Terra do Fogo.

Metade das piadas sao com peruanos, sao muitos em territorio chileno.

Tal como na Argentina, a sua rede de autocarros é bastante funcional. Há imensas compahias a fazer o mesmo servico. E os terminais sao de tal forma gigantes que no ínicio da viagem perdiamo-nos a averiguar qual era o servico que mais nos convinha. Passado 4 ou 5 viagens de bus já eramos experts. Chegavamos ao terminal, dirigiamo-nos para as oficinas e separavamo-nos. Cada uma ia para seu lado. Encontravamo-nos no meio, discutiamos as opcoes e iamos sempre pelo melhor negocio.

A moeda é o peso chileno. Um euro equivale a cerca de 780 pesos. Um churrasco ou dois completos com bebida podem custar 1000 pesos, ou em giria chilena 1 luca. Os precos sao ligeiramente superiores aos da Argentina, com a excepcao dos bilhetes de camioneta que sao mais baratos.

Segundo Bucas e Mucas as 7 maravilhas chilenas sao:
1. Valparaíso;
2. A ilha de Chiloé;
3. Experiencia Navimag;
4. Parque Nacional Torres del Paine;
5. Pablo Neruda;
6. Os modismos e o riso chileno;
7. Os deliciosos churrascos as tantas da manha.

Palavras-chave: cachai?, carretear, palta, churrasco, polola, completo, choro, oié, hueon, po!

No comments:

Post a Comment