December 22, 2009

A Isla de Neruda!

Depois de visitarmos a casa de Neruda em Valparaiso, ficamos com vontade de conhecer mais um recanto do poeta. A casa da Isla Negra, onde se passa o famoso "Carteiro de Pablo Neruda", não e isla nenhuma. O nome provém da vista que tem, por fazer lembrar uma Isla Negra algures na Asia. Esta era a sua casa preferida. Facilmente percebemos porque. é uma casa inspirada num barco, com tectos baixos, passagens estreitas e soalho de madeira. Neruda viveu aqui com a sua terceira mulher, Matilde Urrutia.

Neftalí Ricardo Reyes Basoalto era uma pessoa especial. Bom vivã. Colecionador de tudo: garrafas, mapas, conchas... Atento a pormenores, proporcionava momentos de festa a quem o rodeava e cuidava muito bem dos seus espacos. Cada recanto das suas casas era especial, tinha uma história. Dizia que a água tinha outro sabor quando bebida em copos traslucidos de cor. Organizava jantares em que cada convidado tinha um prato confeccionado justamente para si, com nome e tudo.

Como muitas vezes nos tem acontecido, cruzamo-nos com o inesperado. Neste caso sob a forma de casa/barco em terra firme. O projecto Nave Imaginaria merece uma nota. Um chileno que tem vindo a construir a sua casa como se fosse um barco. Não ha janelas, há escoltilhas. Toda o visitante é bem vindo. Um Neruda imaginário.

No comments:

Post a Comment