November 4, 2009

Torres del Paine!

Apenas foi possivel reservar um dia e meio para este parque repleto de montanhas, glaciares (and guess what?) lagos!

Finalmente fizemos um trekking a valer. Caminhámos o dia inteiro (com pequenas paragens, ritmo moderado), cerca de 15 kms. Optámos por fazer o percurso mais famoso e mitico, que nos levou até a base das famosas torres. Isto é, fizemos uma perna do "W", o trekking mais famoso e completo do parque.

95% dos trekkers vinham equipados a seria. Carregavam com eles as mochilonas e o equipamento pro. Nós fomos de ganga e apenas com uma mini mochila cheia de comida! Temos de confessar que nos sentimos um pouco inexperientes! Mas safamo-nos tao bem como eles!

O percurso foi fabuloso. A primeira etapa era chegar ao refúgio nas montanhas, onde iriamos pernoitar. Tivemos de parar umas quantas vezes, porque a nossa forma fisica já nao é o que era, mas as vistas incriveis davam-nos novo alento.

Depois de comermos no refugio o delicioso almoco que andávamos a acartar, seguimos para a base das torres. A primeira parte era facil facil. Depois veio o terror. Inclinacao maxima, sem trilho, só calhaus a resvalar. Mas o perigo nao era grande, so o cansaco. Mesmo antes de chegar ao miradouro para as soberbas torres, ouvimos varios "it's worth it", "you're almost there!". E tinham razao. Mais uma paragem obrigatoria por terras sul americanas.Foi um dia cheio. Tao cheio que nos "acostamos" as 20h a espera de poder usar a cozinha um pouco mais tarde, e adormecemos de estomago vazio.. acordamos quase 12 horas depois!

A acrecentar a esta jornada, so o facto de no primeiro dia termos tido um dia solarengo, que permitia ver tudo! No dia seguinte, quando acordamos estava tudo branco! Nao parava de nevar!... os trilhos estavam todos branquinhos e por uma duzia de vezes iamos caindo. Alta diferenca de paisagem. E assim o clima patagonico.