October 27, 2009

Mate.

O mate. Todos o bebem, em todo o lado. É um ritual. De partilha (uma cabaça por grupo). O cebador é a pessoa encarregue de preparar e tratar do mate. Cada um tem a sua teoria e técnica para o fazer. Há quem agite primeiro para espalhar o pó. Há quem deite primeiro água fria para nao queimar a erva com a primeira leva de água quente. Há quem verta a água de modo a nao molhar toda a erva, para a poupar. Depois há os meninos, que deitam açucar...

Primeiro estranha-se, depois entranha-se.

October 26, 2009

Cauquenes!

Passaros que andam sempre em parejas (pares)... O macho (branco) e femea (preto). Super romantico. E sao mega diferentes. Querem melhor que isto?

Guanacos!

Nunca tinhamos visto estes animais. Sao autoctones da America do Sul, em particular na Patagonia. Saltam como cangurus e têm um focinho assim mesmo fofinho! Estao por todo o lado...e nos adoramo-los!

October 24, 2009

Pela primeira vez em directo!

Daqui Bucas e Mucas de volta a Puerto Natales.
Amanha vamos a Torres del Paine, e depois de tanto esforco em actualizar o blog, la nos vamos atrasar outra vez... 4 dias de navegacao nos esperam! NAVIMAG: They say it's the experience! ;)

Buenas noches! Nos vamos a dormir!

Las Malvinas son Argentinas!

Tierra del Fuego!

Há cerca de 500 anos, o povo nativo da ilha, vestia pouca roupa, apesar do tempo agreste que se fazia sentir. Para se aquecerem, acendiam fogueiras onde quer que estivessem. Quando os europeus chegaram, avistaram-nas por toda a costa, e desde entao lhe chamamos Terra do Fogo.


A verdade é que há lugares muito mais bonitos do que esta ilha esquecida no sul do mundo. A parte chilena nao tem nada para ver, mesmo! Tudo plano coberto pela tipica estepe patagônica e sobrepopulado por ovelhas!!! A parte argentina foi mais explorada, muito graças ao turismo, e porque os sacanas ficaram com as montanhas! Tem o Parque Nacional da Terra do Fogo, que nos leva ao fim do mundo (yeah, right!), desportos de inverno e tirolesas (espécie de slide entre os bosques da montanha). Enfim, actividades para entreter turistas.

Falando no fim do mundo…Tudo aqui é «qualquer coisa» do Fim do Mundo. Ushuaia vende-se muito bem. Mas o fim do mundo é igual a todo o resto! Sentimo-nos ultrajadas! Ainda por cima advinhem o que encontramos no dito fim do mundo? Dois portugueses!